top of page
Buscar
Foto do escritorLaura Campos

Furacão Helene causa devastação em Asheville, Carolina do Norte; Guarda Nacional é acionada e 119 pessoas são resgatadas


O rio Rocky Broad deságua no Lago Lure, na Carolina do Norte, e inunda a cidade com detritos de Chimney Rock após fortes chuvas do furacão Helene em 28 de setembro de 2024.


À medida que o número de mortos continua aumentando nos estados do Sul, primeiros socorros e assistência aos afetados pelo Furacão Helene estão chegando por todo o país. 

Na manhã de domingo, a Guarda Nacional da Carolina do Norte (NCNG) ativou mais de 500 soldados e aviadores e mais de 200 veículos e aeronaves, incluindo equipamentos de elevação e aviação de emergência, bem como veículos de resposta a águas altas.

O NCNG informou que concluiu 16 missões aéreas, resultando no resgate de 119 cidadãos e 11 animais de estimação.

"Nossos recursos aéreos da Guarda Nacional identificaram pessoas em terra e utilizaram mídias sociais e chamadas de emergência para localizar, identificar e evacuar cidadãos no oeste da Carolina do Norte", escreveu o NCNG em uma atualização no X.

O NCNG disse que a maior missão individual resultou no resgate de 41 pessoas ao norte de Asheville, no Condado de Bumcombe.

"Nossos ativos aéreos movimentaram mais de 34.000 libras de carga, incluindo alimentos, água e suprimentos médicos para distribuir. Nas últimas 48 horas, fomos reforçados por pessoal e ativos aéreos de Connecticut, Maryland, Ohio, Iowa, Flórida, Carolina do Sul e Pensilvânia", continuou a postagem da NCNG.

O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, deu uma atualização durante uma coletiva de imprensa matinal, agradecendo a todos pelo trabalho duro.

"A Carolina do Norte é forte, e nossos primeiros socorristas são os melhores do país. Sou grato pelo trabalho duro deles e por arriscarem suas vidas para proteger todos os norte-carolinianos. Esta é uma tragédia sem precedentes que requer uma resposta sem precedentes", escreveu Cooper no X.

Durante seu comício em Erie, Pensilvânia, o ex-presidente Trump abriu o evento com uma oração a todos que sofrem com o furacão Helene.

"Antes de começarmos, gostaria de enviar meu amor e orações às famílias daqueles que morreram, muitas mortes, e a todos aqueles que estão desabrigados e sofrendo devido à destruição causada pelos furacões no Sul, especialmente na Flórida, Geórgia, Alabama, Tennessee e, em particular, no oeste da Carolina do Norte, que foi tremendamente atingida", disse Trump.

"Foi absolutamente devastador. E que Deus esteja com todos vocês. Foi difícil. Foi um furacão grande e monstruoso e foi muito... mais difícil do que qualquer um sequer imaginou ser possível. Então, queremos apenas estender nossos melhores desejos a todos", ele continuou.

Fortes chuvas do furacão Helene causaram inundações e danos recordes em 28 de setembro de 2024, em Asheville, Carolina do Norte


No domingo, o secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Xavier Becerra, declarou emergência de saúde pública (PHE) na Carolina do Norte para lidar com os impactos do furacão Helene na saúde.

"Faremos tudo o que pudermos para ajudar as autoridades da Carolina do Norte a responder aos impactos do furacão Helene na saúde", disse Becerra. "Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de saúde estaduais e locais, bem como com nossos parceiros em todo o governo federal, e estamos prontos para fornecer suporte médico e de saúde pública adicional."


Um homem caminha por uma área inundada perto do Rio Swannanoa em 27 de setembro de 2024, em Asheville, Carolina do Norte


As declarações de emergência de saúde pública seguiram as declarações de emergência do presidente Biden para Flórida , Alabama , Geórgia , Carolina do Norte e Tennessee . As declarações de emergência de saúde pública dão aos provedores e fornecedores de serviços de saúde dos Centros de Serviços Medicare e Medicaid maior flexibilidade para atender às necessidades de saúde emergenciais dos beneficiários do Medicare e Medicaid.

"A ASPR continuará a enviar equipes para auxiliar a resposta combinada federal e multiestadual ao furacão Helene na Carolina do Norte e outros estados afetados", disse a secretária assistente de preparação e resposta, Dawn O'Connell. "Estamos avaliando os impactos da tempestade e os pedidos de assistência federal conforme eles chegam."


Equipe de emergência observa a elevação das águas da enchente em Asheville, Carolina do Norte, em 27 de setembro de 2024.


O astro da música country Luke Combs também enviou suas condolências a todos que estavam no caminho da tempestade e disse que tinha "algo especial preparado" para ajudar.

"Absolutamente de coração partido por todos os afetados pelo furacão Helene. Especialmente meu pessoal na Carolina do Norte Ocidental. Eu e minha equipe temos feito algumas ligações e acho que temos algo realmente especial alinhado para ajudar as Carolinas o máximo que pudermos. Mais detalhes em breve", escreveu Combs em um post no X.

O colega artista country Chase Rice ecoou Combs e ofereceu ajuda às pessoas nas Carolinas.

"Eu quero entrar, Deus abençoe Carolina", escreveu Rice em uma repostagem da declaração de Combs. 

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page